sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

MUNDO: China alerta para 2ª onda de neve após suspender alerta de nevasca


A China alertou a população para uma segunda onda de neve e granizo que se abaterá sobre partes do norte, do centro e do leste do país nesta sexta-feira (5), após uma nevasca recorde que paralisou várias regiões. A neve intensa vem causando estragos no centro e no norte da China desde terça-feira (2) e já matou 10 pessoas, afetando as vidas de mais de meio milhão de habitantes de cinco províncias, de acordo com a agência estatal de notícias Xinhua. 

A agricultura também foi prejudicada pelos piores fenômenos climáticos do inverno atual, e as perdas econômicas já atingiram o equivalente a 79 milhões de dólares. O Centro Meteorológico Nacional suspendeu um alerta de nevasca, mas disse prever uma precipitação de neve entre leve e moderada em boa parte do norte entre esta sexta-feira e domingo (7). A neve também prejudicou o transporte público e o fornecimento de eletricidade, danificou linhas de transmissão de energia e fechou estradas, aeroportos e escolas em partes do centro da China.

Suizhou, uma cidade pequena de 2,5 milhões de habitantes situada no norte da província central de Hubei, ficou totalmente sem eletricidade devido à neve pesada, segundo a emissora estatal China Central Television. As temperaturas devem chegar a 5 graus Celsius negativos em Suizhou nesta sexta-feira. Hubei, que não tem infraestrutura de aquecimento central, ao contrário de outras províncias do norte, testemunhou um pico no consumo de eletricidade para aquecimento, de acordo com a CCTV.

Na quinta-feira ao menos três aeroportos foram fechados e nove tiveram longos atrasos por causa da queda de neve. Vários trens de alta velocidade de Xangai e Pequim também se atrasaram ou foram cancelados, e rodovias das províncias de Jiangsu, Henan, Shaanxi e Hubei também foram interditadas, noticiou o jornal "China Daily".

Os telhados de vários terminais de ônibus de Hefei, capital da província de Anhui, desabaram por causa da neve, o que causou ao menos uma morte, informou o jornal. A província teve um recorde de 30 centímetros de neve na quinta-feira. Em contraste, Pequim está seca e muitas partes do norte chinês estão recebendo pouca ou nenhuma neve.

Panda gigante
Um panda gigante foi encontrado praticando 'suas habilidades de ginástica' na neve na província de Shaanxi, no noroeste da China. O panda, que tem quatros anos e se chama Qin Qin, foi encontrado rolando na neve por seu criador no parque Xi'an Qinling Wildlife.

Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário