domingo, 10 de setembro de 2017

MUNDO: Furacão Irma provoca destruição e mortes no Caribe e vai para os EUA


O Furacão Irma, que já causou destruição pelo Caribe, está se aproximando dos Estados Unidos. Mais de um quarto da população da Flórida recebeu ordem para sair de casa. Na Flórida, mais de 6 milhões de moradores receberam ordem para sair de casa. Só que muitos não encontraram vagas em hotéis. Ou gasolina para abastecer o carro.

A moradora se surpreendeu com a mudança de rumo do Irma, que deve atingir em cheio a costa oeste do estado, onde ela mora. “Não estamos tão distantes do olho do furacão quanto imaginávamos”, diz Grace.

A expectativa antes era de o furacão Irma seguir do sul da Flórida para a região de Miami. Agora, da área de Key West, no Sul, o destino será a região de tampa, na costa oeste do estado. No comando de Lee, os moradores esperam horas para entrar no ginásio com capacidade para sete mil pessoas. Querem se proteger dos ventos de 167 km/h que devem chegar neste domingo (10).

A moradora conta que desistiu de proteger a casa: “Hoje de manhã avisei: hora de sair”. Em Miami, a mudança do trajeto do Irma pareceu aliviar um pouco os moradores. Mas a prefeitura manteve o toque de recolher para as oito horas da noite. Essa daqui é uma das áreas mais populares de Miami, entre turistas e moradores. Em um dia normal, a esquina estaria cheia de gente, mas Miami Beach recebeu a ordem da prefeitura para ser esvaziada completamente. Os comerciantes colocaram tapumes nas janelas e já tem sinais de furacão.

Adam e Martina decidiram ficar em Miami Beach mesmo assim. E só vão voltar para casa quando o vento ficar insuportável. “O Irma será mortal”, disse neste sábado (9) o governador Rick Scott. A caminho dos Estados Unidos, o furacão Irma atingiu Cuba na categoria quatro, que vai até cinco, provocou inundações, danificou placas, telhados e postes.

Nas Ilhas Virgens, turistas assustados tentavam voltar para casa neste sábado (9). A americana conta que a ventania durou mais de três horas. “Um dos momentos mais aterrorizantes da minha vida”, ela diz. O turista relada que, do segundo andar do hotel, dava para sentir as paredes vibrando.

Nas Ilhas de Barbuda e São Martinha, a limpeza dos estragos deixados pela passagem do Furacão Irma ainda nem começou. 
Os moradores tentam fugir antes da chegada do Furacão José, o segundo a atingir a região em quatro dias.

Visto do alto, o furacão Irma segue seu trajeto. Gigante.

Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário