No turismo um resultado
positivo conquistado é reflexo de trabalho planejado e executado há pelo menos
dois anos. E é com essa visão estratégica que o Governo do RN, por intermédio
da Secretaria de Estado do Turismo do RN e Empresa Potiguar de Promoção
Turística (Emprotur) tem apresentado, de forma constante, números de
crescimento no fluxo turístico no Estado.
Após crescimentos
consecutivos nos últimos meses, o mês de Junho – comumente considerado um dos
piores do ano para o setor – não fugiu à regra e registrou alta de 2,9% no
fluxo turístico pelo Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante,
segundo dados fornecidos pelo Consórcio Inframérica. O percentual representa um
acréscimo de 4.566 turistas no Estado, se comparado com o mesmo mês em 2016.
No acumulado do primeiro
semestre, entre janeiro e junho, o RN tem saldo positivo de 7,2% ou 81.475
turistas a mais do que os primeiros seis meses do ano passado. Os números
representam uma injeção de mais de R$ 12 milhões ao cofre do Estado neste mês
de junho, ou mais de R$ 220 milhões em receita gerada pelo turismo no primeiro
semestre de 2017.
“Divulgar e promover nosso
Estado em feiras e eventos nunca é demais. É um trabalho que só gera resultado
com a continuidade, sobretudo no mercado internacional, quando se espera dois
ou três anos para colhermos o que plantamos. E ainda temos muito que colher”,
destacou o titular da pasta do Turismo estadual, Ruy Gaspar.
Como exemplo, a Setur e a
Emprotur estiveram no último fim de semana na oitava edição do Festival das
Cataratas, em Foz do Iguaçu, mais uma vez promovendo, com exclusividade, uma
Noite Potiguar para vendes destinos dos cinco pólos turísticos do Estado para
mil agentes de viagem. Evento realizado pelo Governo do RN com recursos do
Governo Cidadão via acordo de empréstimo com o Banco Mundial e apoio da
Fecomércio, ABIH/RN e prefeitura de Tibau do Sul.
Para a presidente da
Emprotur, Aninha Costa, várias ações bancadas pelo Governo desde o início da
gestão contribuíram para os recentes resultados, desde a desoneração do
querosene de aviação, às iniciativas de divulgação e promoção dos destinos,
capacitações e estratégias de marketing, com fampress, famtrips e campanhas
junto à Gol e à TAP.
Ainda segundo dados da
Inframérica, a variação no número de voos no primeiro semestre de 2017, se
comparado ao mesmo período do ano passado, foi de crescimento de 3,6%, ou 335
voos a mais.
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