segunda-feira, 8 de maio de 2017

MUNDO: Apuração oficial conclui que Macron venceu com 65% contra 34% de Le Pen


Com 100% dos votos contabilizados, a apuração oficial das eleições presidenciais na França indica que Emmanuel Macron foi eleito com 65,68% dos votos, contra 34,32% para Marine Le Pen, segundo o Ministério do Interior da França. O resultado oficial está próximo das pesquisas de boca de urna divulgadas após o fim da votação, às 15h (de Brasília), quando Macron foi considerado o vencedor e Le Pen reconhceu a derrota.

Segundo o Ministério do Interior, a abstenção foi de 24,66%. A porcentagem é "quase um recorde", informa a agência Reuters. De acordo com o jornal "Le Monde", a abstenção é a maior desde 1969. Os dados oficiais apontam que Macron venceu na maior parte do país, incluindo a capital Paris. Já Le Pen saiu vitoriosa em cidades do norte e do sul da França. Ela venceu em apenas 2 dos 95 departamentos metropolitanos franceses (Aisne e Pas-de-Calais) e em nenhum território fora do país.

Os votos de franceses que moram fora do país ainda não foram divulgados. No Brasil, Macron foi escolhido por 93,29% dos eleitores, segundo a Embaixada da França. Segundo o levantamento do Instituto Ipsos, 43% do eleitorado que votou em Macron tinha a intenção de barrar Le Pen.

Macron fez dois discursos de vitória, um em seu comitê de campanha e outro em um palco montado na Esplanada no Museu do Louvre para comemorar sua vitória. Neles, destacou que a França estará à frente da luta contra o terrorismo e que a unidade e a moralização da vida pública do país serão prioridade de seu mandato.

Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário