domingo, 9 de abril de 2017

MUNDO: Explosões em duas igrejas cristãs no Egito deixam dezenas de mortos


Explosões em duas igrejas cristãs coptas no Egito deixaram dezenas de mortos e feridos neste domingo (9). O primeiro alvo foi um templo em Tanta, a quinta maior cidade do país, seguido de um ataque em Alexandria, a segunda mais populosa cidade egípcia. Assim como no restante do mundo, os cristãos do Egito celebravam o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa.

A explosão em Alexandria, no norte do país, aconteceu na igreja de São Marcos, informou a televisão estatal do país árabe, que não ofereceu mais detalhes sobre o ocorrido. Pela manhã e antes do incidente, o papa copta Teodoro II esteve no lugar para a celebração do Domingo de Ramos, informou a Igreja Copta do Egito. Já a explosão em Tanta ocorreu na igreja Mar Guergues. A cidade fica a cerca de 120 km ao norte da cidade do Cairo, capital do país.

O número oficial de vítimas ainda é incerto. A agência internacional de notícias France Presse noticiou 15 mortos e 40 feridos. A Reuters fala em 21 mortos e 50 feridos. A Efe informou que a explosão matou 22 pessoas e feriu 42. Segundo a TV local, nenhuma organização assumiu o atentado. A polícia isolou a área enquanto o esquadrão antibomba trabalhava no local em busca de outros explosivos. 
 
Visita do Papa
Os ataques acontecem 20 dias antes da visita do Papa Francisco, que planeja ir ao Egito nos dias 28 e 29 deste mês, em sua primeira viagem ao Oriente Médio. Em dezembro de 2016, explosões na maior catedral do Cairo matou 25 pessoas e feriu outras 49, muitas delas mulheres e crianças, no ataque mais mortal contra a minoria cristã do Egito em anos. 
 
O que é a Igreja Copta
Menos conhecida no Brasil, a Igreja Copta é uma das primeiras da história do Cristianismo. Ela nasceu algumas décadas depois da crucificação de Jesus Cristo quando, segundo a tradição, o apóstolo Marcos saiu da Terra Santa e foi fundar a Igreja de Alexandria no Egito. As igrejas caminharam juntas até o ano de 451, quando os coptas se separaram dos outros cristãos por conta de uma discussão sobre a natureza de Jesus.

A discussão teológica deixou de ser motivo para desavenças e hoje os coptas, os ortodoxos e os católicos são bastante parecidos na fé. Os coptas não acreditam em purgatório, dizem que as almas das pessoas mortas vão direto para o céu, ou para o inferno. A missa copta é rezada em árabe e em uma língua copta milenar.

Via: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário